- Tratamento efetuado através da intrudução de finas agulhas de aço em pontos determinados da pele. Trata de dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, estresse, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios mestruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, etc. .
Especialidade médica para tratamento:
- Acupuntura

- A Angiologia e Cirurgia Vascular Periférica é a especialidade médica que cuida da circulação, cirurgia das artérias e veias dos membros. Ex.: Varizes, excluindo em termos de âmbito de atuação o coração, que fica sob os cuidados da cirurgia cardíaca e cardiologia, e o cérebro, de responsabilidade do neurocirurgião e neurologia.
A Angiorradiologia é subespecialidade da Cirurgia Vascular , que é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças vasculares de uma forma minimamente invasiva. A nossa circulação é realizada pelos vasos sanguíneos e pelos linfáticos, que apresentam funções diferentes. Basicamente, existem dois tipos de vasos sanguíneos: as artérias, que levam o sangue do coração para as extremidades, e as veias, que têm a função de trazer de volta o sangue ao coração.
Cirurgia Endovascular é uma sub-especialidade da Cirurgia Vascular em que se realiza o tratamento das doenças circulatórias, utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas (monitores). Dispensa grandes incisões, assim, reduzindo o trauma cirurgíco, diminuindo o tempo de cirurgia e tendo uma recuperação pós-operatória mais rápida.

Especialidade médica para tratamento:
- Angiologia
- Angiorradiologia
- Cirurgia Endovascular
- Cirurgia Vascular Periférico
- Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. CARDIOPATIA PEDIÁTRICA, na criança, podem ser congênitas ou adquiridas. As cardiopatias congênitas são aquelas que a criança nasce com o defeito. A grande maioria destas cardiopatias levam a sintomas e sinais no primeiro ano de vida. As cardiopatias adquiridas ocorrem geralmente em crianças maiores de quatro anos e em nosso País a mais freqüente é a Doença Reumática que acarreta lesões nas válvulas do coração.
ECOCARDIOGRAFIA FETAL/PEDIÁTRICA: As cardiopatias congênitas acometem de 0,8 a 1,2% dos recém nascidos. Porém quando são feitos rastreamentos com o objetivo de se descobrir cardiopatias quando ainda em vida fetal esta freqüência salta para 2,5%. As cardiopatias são as más formações congênitas mais freqüentes. A metades das cardiopatias congênitas são de diagnóstico simples ou facilmente corrigidas pela cirurgia cardíaca.

Especialidade médica para tratamento:
- Cardiologia Pediátrica e Ecocardiografia Fetal/Pediátrica
- Especialidade trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos. Cirurgia Buco-Macimo ou mais corretamente, cirurgia traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade da odontologia que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasa., de trás para diante. 

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia buco-maxilo
-Cirurgias do coração, suas artérias e válvulas. A cirurgia cadíaca é um procedimento cirúrgico no coração e/ou grandes vasos feito por um cirurgião cardíaco. Frequentemente a cirurgia cardíaca é feita para tratar complicações de doenças cardíaca isquência (por exemplo, cirurgia de ponte de safena), corrigir doença cardíaca congênita, ou tratar doença das válvulas cardíacas decorrente de muitas causas incluindo endocardite. A cirurgia cardíaca também inclui o transplante de coração.

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia cardiovascular
- Especialidade médica, essencialmente apoiada em procedimentos cirúrgicos, que trata malformações congênitas, tumores benignos e malignos da tireóide, paratireóide, glândulas salivares, boca, laringe, faringe, seios paranasais e tumores de pele da região cervical, face e do couro cabeludo.

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia de cabeça e pescoço
- É uma especialidade médica que tem por finalidade cirurgias no tratamento de doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. No seu campo de ação estão as patologias e cirurgias envolvendo o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado e vias vilares, intestino delgado e órgãos anexos, além de cirurgia da obesidade   .

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia Digestiva
- É uma especialidade médica secular que congrega vários segmentos do ramo cirúrgico, sendo uma especialidade médica cuja área de atuação compreende: cirurgia Absominal, crurgia videolaparoscpópica e cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnósticos e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia geral
- Tratamento de tumores em geral, que estuda e trata o que popularmente chamamos de câncer (tumores malignos) e forma como a doença se desenvolve no organismo.

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia oncológica
- A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano. Esta cirurgia, se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética. A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhoras à sua aparêcia.

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgia plástica
- Tratamento clínico de doenças diversas. Sendo o clínico medico que diagnostica e trata as doenças que afetam diversos órgãos ou sistemas e orienta para os tratamentos específicos ao encaminhamento para tratamentos específicos a outros especialistas.

Especialidade médica para tratamento:
- Clínica médica
- Especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso, reto e ânus. A coloproctologia, também chamada de proctologia, as doenças inflamatórias intestinais (Doenças de Crohn, Retocolite Ulerativa), a diverticulite e as doenças do ânus, como hemorróidas, fissura anal e fístula anal.



Especialidade médica para tratamento:
- Coloproctologia / Proctologia
- Especialidade medica que trata da pele, couro cabeludo e unhas. Atua em todos os casos fisiopatológicos que englobam apele. Desde uma simples infecção até casos mais graves como tumores. As doenças de pele atingem pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e idosos. As doenças de pele mais comuns são a acne, eczemas, psoríase, alergias internas e externas, infecções por bactérias (impetigo, furúnculo), infecções por vírus (verrugas, herpes), infecções por fungos (micoses), doenças sexualmente transmitidas (sífilis, cancro mole), hanseníase, leishmaniose, "fogo selvagem", reações a medicamentos, neoplasias cutâneas (tumores benignos e malignos), queda de cabelos, e muitas outras.

Especialidade médica para tratamento:
- Dermatologia
- Especialidade consiste num método de investigação de doenças do esôfogo, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pelas cavidade oral ou  anal. A primeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar  a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

Especialidade médica para tratamento:
- Endoscopia
- Especialidade médica que trata das doenças referentes à glândulas internas. Trata de doenças das glândulas com: diabete, tireóide, obesidade,  é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândulas hipófise, alterações do ciclo mestrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacioandas à eficiência ou ao excesso de suco gástrico..

ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA, é o profissional indicado quando os pais sentem-se inseguros quanto ao desenvolvimento e crescimento dos seus filhos. O crescimento é dinâmico e precisa ser acompanhado pelos gráficos que o próprio Pediatra sabe e pode fazer. A consulta com o Endocrinologista Infantil faz-se necessária quando o Pediatra suspeita de anormalidades na curva de crescimento do seu paciente. Nessa consulta serão realizadas as várias medições: craniana, abdominal, torácica, dos quadris, das pregas cutânes; além da observação dos caracteres sexuais e da pressão arterial.

Especialidade médica para tratamento:
- Endocrinologia adulto
- Endocrinologia pediátrica
- Medicina física e reabilitação. Tratamento através de exercícios físicos especiais. Aplicação técnicas com ou sem aparelhos, objetivando a recuperação de diversas patologias, um processo multiprofissional visando a reinserção  bio-psico-social do paciente. Tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível devolver o indivíduo a seu lugar anterior na sociedad, ou mais perto disto (mais funcional/autônomo possível).

Especialidade médica para tratamento:
- Fisioterapia
- Especialidade que cuida dos transtornos da comunicação oral e escrita e das dificuldades do bebê em mamar (sugar). O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área de comunicação oral e escrita, voz, audição/equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial. Este profissional tem autonomia para atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, chreches, escolas (comuns e especiais) e comunidades, incluindo o Programa de Saúde da Família, unidades básicas de saúde, hospitais, emissoras de rádio e televisão, teatro, home care (atendimento domiciliar), empresas de próteses auditivas, indústrias, centros de reabilitação, entre outros.

Especialidade médica para tratamento:
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia ou Gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.

Especialidade médica para tratamento:
- Gastroenterologia
- Especialidade médica que trata clinicamente do idoso, de forma a chegar a terceira idade com saúde. Medicina geriátrica ou Geriatria e o ramos da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Especialidade médica para tratamento:
- Geriatria
- Especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade. Dedicação atenção especial ao aparelho genital - composto por vagina, ovários, útero e trompas de Falópio - tanto no aspecto curativo como preventivo. - OBSTETRA: O Obstetra tem por função acompanhar toda a gestação e parto da mulher, realizando vários exames laboratoriais e ultrassonográficos, a fim de identificar possíveis alterações que possam ser corrigidas, tratadas ou controladas, proporcionando à mãe conforto e segurança, e ao bebê as melhores condições possíveis de vida extra-uterina.

Especialidade médica para tratamento:
- Ginecologia
- Obstetrícia
- Especialidade que realiza pré-admissionais periódicos e demissionais e avaliação as relações entre as doenças e o trabalho, com atendimento clínico, cuja perspectiva terapapêutico-diagnóstica se direciona ao atendimento e prevenção de doenças profissionais. Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e prevenção da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase ao riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

Especialidade médica para tratamento:
- Medicina do trabalho
- É a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital. A medicina intensiva é uma especialidade médica dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico,que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado. Os especialistas em cuidados intensivos são chamados intensivistas. Esta especialidade pode ser exercida por profissionais de diferentes áreas, como: anestesiologia, cardiologia, clínica médica e cirurgia. Os cuidados intensivos geralmente são oferecidos apenas para pacientes cuja condição é potencialmente reversível e tem uma chance de sobreviver com o apoio de terapia intensiva. Posto que os doentes críticos que estão à beira da morte passarão por um intervenção na qual o resultado será difícil de prever. Portanto, o tratamento intensivo é usado apenas para ganhar tempo para que a aflição aguda possa ser resolvida.

Especialidade médica para tratamento:
- Medicina intensiva - UTI
- Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afectam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos e também nos rins. Muitas vezes, o melhor que o nefrologista pode fazer é impedir ou retardar o agravamento da doença renal, que já tem vários anos de evolução utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais. Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas correctamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crónica.

Especialidade médica para tratamento:
- Nefrologia
- Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares, degenerativas), traumas cranio-encefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica.O processo geral de uma neurocirurgia (principalmente ao encéfalo e ás vezes na medula espinal)

Especialidade médica para tratamento:
- Neurocirurgia
- Tratamento  de doenças do sistema nervoso de adultos. Trata das doenças do sistema nervoso. Entre esses distúrbios podemos citar as dores de cabeça, a epilepsia, doenças mentais congênitas e os distúrbios do sono, é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especialmente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso centra, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. O correspondente cirúrgico da especialidade é a neurocirurgia.

Especialidade médica para tratamento:
- Neurologia
- Especialidade responsável em diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário; identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas. O Nutricionista é um profissional de saúde com formação generalista, humanista e crítica. Está capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada - ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não só a quantidade como também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Os guias alimentares mais conhecidos são as pirâmides alimentares. 

Especialidade médica para tratamento:
- Nutrição
- A Oculoplástica ou Cirurgia Plástica Ocular é a área especializada da oftalmologia que cuida das alerações das pálpebras, vias lacrimais e órbitas, corrige casos de tumores, mal-posicionamentos das pálpebras, traumatismos, lagoftalmo (incapacidade de fechar os olhos), adaptação de próteses em olhos atróficos ou cavidades, cirurgia de rejuvenescimento palpebral, aplicação de Botox para rugas hipercinéticas (estética) bem como em casos de espasmos musculares involuntários. Inclui ainda o reparo das vias lacrimais obstruídas (com consequente lacrimejamento) e de diversas alterações anatômicas, a exemplo da ptose, deslocada inferiormente ("pálpebra caída").

Especialidade médica para tratamento:
- Oculoplastia
- Tratamento de doenças dos olhos. Especialidade médica que trata dos olhos clinicamente ou com cirurgia.

Especialidade médica para tratamento:
- Oftalmologia
- Câncer, ou tumor maligno, ou neoplasia maligna, é uma doença que se origina nas células do corpo humano, que perdem o controle sobre si mesma, e começam a crescer sem parar. Com se originou em uma célula do próprio organismo, o corpo humano não reconhece o câncer como agente agressor e não ativa seus mecanismos de defesa..A Cirurgia Oncológia é um dos principais tratamentos para o câncer, sendo muitos tumores sendo tratados com cirurgia exclusiva, outros com cirurgia exclusiva, outros com combinação de cirurgia + radioterapia, ou ainda cirurgia + radioterapia + quimioterapia. Oncologia Ginecológica é a divisão de oncologia que atende mulheres com tumores, ou suspeita , de câncer ginecológicos (tumores nos órgãos genitais das mulheres)

Especialidade médica para tratamento:
- Cirurgião Oncológico
- Oncologia Ginecológica
- A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que  lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia". Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

Especialidade médica para tratamento:
- Ortopedia
- Especialidade que trata de doenças do ouvido, nariz e garganta e doenças dos sistema respiratório alto, que vai das narinas até a laringe, e como tem um conduto que liga este sistema ao ouvido, e o sistema respiratório alto (vias aéreas superiores), são tratadas pelo mesmo especialista. É o médico que trata de problemas relacionados também aos seios da face e garganta, seja através de medicamentos, seja por meio de procedimentos cirúrgicos. O otorrinolaringologista também é o responsável por diagnosticar e tratar lesões nas pregas vocais, como: nódulos, pópilos, cistos, fendas, alé dessas lesões, o especialista em otorrinolaringologia também concede atenção especial à saúde das amígdalas e dos adenóides. A otorrinolaringologia é considerada uma das mais completas especialidades médicas, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

Especialidade médica para tratamento:
- Otorrinolaringologia
- A pediatria é a especialidade médica e de enfermagem dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos sejam eles preventivos ou curativos. Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudável (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

Especialidade médica para tratamento:
- Pediatria
- Especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso, reto e ânus. A proctologia, também chamada de coloproctologia, as doenças inflamatórias intestinais (Doenças de Crohn, Retocolite Ulerativa), a diverticulite e as doenças do ânus, como hemorróidas, fissura anal e fístula anal.

Especialidade médica para tratamento:
- Proctologia / Coloproctologia
- Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência

Especialidade médica para tratamento:
- Psicologia
- Tratamento de doenças mentais e do comportamento. Psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com a manifestações psicológicas severas. São exemplos a depressão, anorexia nervosa, o transtorno bipolar, a esquizofrenia e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológicas, psicológicas de ordem cultura, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes devem ser procurados os profissionais específicos autorizados para aplicá-los.

Especialidade médica para tratamento:
- Psiquiatria
- Tratamento de doenças das vias urinárias. Especialidade médica que trata do aparelho urinário feminino e masculino. Tratamento das vias urinárias como doenças sexualmente transmissíveis, infecções, inflamações. A uroginecologia é uma subespecialidade médica abrangente, que procura relacionar o trato uroginecológico e suas estruturas adjacentes, incluindo o útero, a vagina e o reto. Seu objetivo é diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades como cistite, incontinência urinária, entre outros.

Especialidade médica para tratamento:
- Urologia
- Uroginecologia